sábado, 9 de abril de 2011

Coordenadas geográficas


Rede Geográfica

 Entende-se por rede geográfica o conjunto formado por paralelos e meridianos, ou seja, pelas linhas de referência que cobrem o globo terrestre com a finalidade de permitir a localização precisa de qualquer ponto sobre sua superfície, bem como orientar a confecção de mapas.

Paralelos e Meridianos
As linhas dispostas no sentido norte-sul (vertical) recebem o nome de meridianos, enquanto que as linhas dispostas no sentido leste-oeste (horizontal) são denominadas paralelos, podendo ser definidas de forma mais técnica:

Meridianos

São semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois pólos geográficos da Terra. O plano de cada meridiano contém o eixo da Terra e todos eles têm como produto comum os pólos verdadeiros.

Um meridiano é somente a semicircunferência de círculo máximo. Qualquer deles divide a Terra em dois hemisférios: um a leste e outro a oeste, mas uma convenção internacional adotou aquele que passa por Greenwich, em Londres, como sendo o meridiano base para determinação dos hemisférios e também para contagem de longitude.


Meridiano origem: é aquele tomado como base para determinação dos hemisférios oriental e ocidental da Terra. À partir dele temos 180 graus tanto para leste como para oeste. O seu antimeridiano (180 graus) serve como base para o traçado da Linha Internacional da Mudança de Data.

Zênite: ponto da esfera celeste na vertical da nossa cabeça. Nadir: o ponto da esfera terrestre diretamente abaixo do observador e diretamente oposto ao zênite.

Paralelos

São circunferências que têm seus planos, em toda sua extensão, a igual eqüidistância do plano do equador, sendo sempre perpendiculares ao eixo da Terra.
Existem alguns paralelos que recebem nomes especiais, sendo definidos a partir de situações estratégicas como o movimento de rotação da Terra (define a posição do eixo) e o movimento de translação (que demarca o plano da eclíptica)


Equador: é o paralelo cujo plano é perpendicular ao eixo da Terra e está eqüidistante dos pólos geográficos, dividindo o globo terrestre em dois hemisférios norte e sul. Além do Equador, existem outros paralelos que ocupam posições geograficamente estratégicas, recebendo também nomes especiais. São eles: Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico.


O critério para determinação da posição desses paralelos está relacionado com o movimento de rotação da Terra, com a inclinação do eixo do planeta e ainda com o movimento de translação, o qual determina o plano de eclíptica. O movimento de rotação determina o surgimento do eixo, cujas extremidades são os pólos geográficos. Por sua vez, a inclinação do eixo em relação ao plano da eclíptica tem relação com um dos movimentos da Terra que faz variar esta inclinação em 40 mil anos, determinado a posição dos paralelos especiais.

Coordenadas Geográficas
Com base na rede geográfica, podemos determinar as coordenadas, ou seja, a latitude e a longitude, de qualquer ponto situado sobre a superfície terrestre. Para determinação da latitude, são considerados os paralelos, enquanto que para a longitude levamos em consideração os meridianos.

Latitude

É o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre norte (N) ou sul (S).
Longitude


É o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador. A longitude será sempre leste (E) ou oeste (W).


As coordenadas geográficas de um ponto qualquer sobre a superfície terrestre correspondem, então, ao conjunto de latitude e longitude.
Latitude e Longitude constituem o que se chama de Coordenadas Geográficas e indicam com precisão a posição de um ponto qualquer sobre a superfície terrestre.

Um comentário:

  1. qual seria as Coordenadas geográficas dos seguintes paises:
    Brasil, japao, dubai, filipinas, alemana ha, austria, turquia??
    por favor caso saiba envie um e-mail para mim thidsp@hotmail.com

    Obrigada

    Thamires Pouseiro

    ResponderExcluir

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...