terça-feira, 24 de maio de 2011

Escola Municipal Luiz Rodrigues de Araujo - Projeto violência na escola

Violência nas escolas brasileiras 
Até que ponto será que a violência vai chegar nas escolas brasileiras que deveriam ser um dos únicos locais que não poderia haver esse tipo de problema? É difícil dizer porque cada vez mais esse problema aumenta e já não é mais comum apenas os alunos brigarem entre si, pois isso vem acontecendo também com os professores e até mesmo com pessoas de fora que acabam entrando nas escolas para praticar crimes com os alunos que acabam ficando indefesos e sem maneiras de reagir aos problemas que afetam as escolas atualmente. O que antigamente poderia ser fácil de resolver atualmente já não é mais os professores já não têm mais controle sobre praticamente nada, alunos da quinta série já estão dando trabalho aos professores e aos alunos que não têm como se defender das agressões, roubos e até mesmo coisas piores como estupros e discriminações raciais. Os órgãos educacionais estão com muitas dúvidas sobre como devem fazer para diminuir a violência nas escolas e em seus arredores que também é crescente.
A UNESCO fez uma pesquisa sobre os pontos que citamos e descobriram números significativos que ocorrem nas escolas atualmente de acordo com as pesquisas 40% dos professores consideram as gangues e as drogas como os piores problemas das escolas, 50% dos alunos têm muitos problemas de aprendizagem devido à violência que muitas vezes ocorre dentro da sala de aula prejudicando um ano todo.

Em Cuiabá os estudos revelam que três a cada dez alunos já sofreram assaltos a mão armada dentro das escolas e metade dos professores das escolas de São Paulo já relataram ameaças de agressões pelos alunos. Desde 1950 esse tema vem sendo abordado e levado a sério pelos órgãos educacionais que revelaram que a violência nas escolas aumentou 60%, mas antigamente era possível manter o controle dos alunos que obedeciam aos professores e atualmente isso já não está mais funcionando, pois assim que saem das escolas alguns alunos se reúnem com pessoas que usam drogas e outras coisas relacionadas e acabam contando a pessoas mais velhas algo que o irritou na escola, os conselhos destas pessoas normalmente não são dos melhores e o aluno acaba praticando os conselhos que ouviu na escola contra o professor ou contra um aluno.
Um levantamento revela que 70% dos alunos que possuem armas já a levaram para a escola para intimidar alguém sobre alguma coisa, até mesmo para professores estas amas já foram mostradas o que os deixam em situações difíceis na hora de lecionar a matéria e acabam sendo forçados a fazer algo que não deveriam. Para resolver o problema primeiramente a educação tem que ser dada em casa pelos pais eles é quem tem que se responsabilizar por isso, os pais não podem mandar seus filhos para a escola achando que eles vão ser educados lá, pois não é bem assim a escola é um lugar para aprenderem lições e não sobre como se comportar em todas as situações da vida por isso você que é pai tem que começar a mudar as atitudes de seus filhos desde que são pequenos. Com a conscientização os problemas com certeza vão diminuir em grande proporção no Brasil inteiro e o aluno vai se colocar em seu lugar para aprender a voltar nos tempos onde a escola era um local de paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...