quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Redemoinhos em alto mar




Onde ocorrem: No mar, na costa do Japão, Noruega, Estados Unidos e Escócia.
Tamanho máximo: 75m de diâmetro – em Old Sow, EUA.
Velocidade maxima: 27.8km/h – em Moskstraumen, na costa da Noruega.
Vítimas fatais: Redemoinhos no mar não têm poder suficiente para virar um barco, mas o turbilhão pode afogar facilmente um nadador ou mergulhador.

Ao subir e descer, muitas vezes as marés produzem correntes circulares, conhecidas como redemoinhos, e alguns deles provocam uma pressão para baixo, chamada de turbilhão. O redemoinho Naruto, no Japão, é um dos exemplos mais famosos. Ele acontece no canal que liga o Mar Interior de Seto ao Oceano Pacífico, tem a terceira mais rápida corrente do mundo, a 20 km/h, e tem um turbilhão de até 20m de diâmetro. A água corre até o canal 4 vezes por dia, quando as marés sobem e descem, criando um enorme redemoinho, que atrai a atenção de observadores e turistas.
O redemoinho com a corrente mais rápida é o Moskstraumen, que ocorre na costa da Noruega. Outro quase tão rápido é o redemoinho curiosamente chamado Old Sow (“Porca Velha”), que ocorre entre New Brunswick e Maine, nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...