domingo, 2 de setembro de 2012

Ontem o Sol teve sua erupção mais forte em 4 anos, segundo a NASA



O brilho ao centro captado ontem pela sonda - Foto: NASA/SDO
    A erupção gravada dia 15 de Fevereiro é a mais forte em 4 anos e pode afetar as comunicações na Terra. A sonda da NASA SDO (Solar Dynamics Observatory) registrou um flash intenso da radiação ultravioleta proveniente de uma mancha solar. O British Geological Survey (BGS) emitiu um aviso de tempestade geomagnética e diz que os observadores podem ser capazes de ver auroras setentrionais do Reino Unido.


    A chama monstro foi gravada em 0156 GMT, em 15 de fevereiro dirigido-se para a Terra. Segundo a agência espacial dos EUA, a fonte da atividade – sunspot 1158 – está crescendo rapidamente.
    As erupções imprevisíveis sobre o Sol podem interferir com a tecnologia moderna na Terra, tais como redes elétricas, sistemas de comunicações e satélites – incluindo a rede de navegação por satélite GPS.
    Cientistas da BGS dizem que os estudos de tempestades solares que ocorreram no passado poderiam auxiliar na previsão do clima espacial futuro e ajudar a reduzir as ameaças à infra-estrutura do Planeta.
     Ocorrências de aurora boreal (Aurora Borealis) já foram vistas mais ao sul do que o habitual na Irlanda do Norte e em outras partes do Reino Unido. E mais atividade solar ainda é esperada nos próximos dias. Os investigadores dizem que o Sol vem despertando após um período de vários anos de baixa atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...