quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Colégio Estadual Dona Guiomar Barreto Meira - Prática de Judô na escola.

A História do Judô

A origem das artes marciais Japonesas é vaga, e muito do que sabemos é mais lenda do que verdade. Entretanto, o sistema marcial ¨takenouchi-ryu¨ fundado em 1.532 é considerado o início do Jiu-Jitsu. Durante centenas de anos, as artes marciais foram aperfeiçoadas pelos samurais que fizeram longos estudos sobre umas vinte ou trinta artes marciais. Dessas apenas uma era baseada na defesa pessoal sem armas – o Jujitsu- sendo que dos mais de 700 estilos dessa arte, dois foram essenciais no desenvolvimento do Judô: O Kito-ryu e o tenjin-shinyo-ryu.


Por volta de 1.800, a estrutura política japonesa desajustou-se, em 1.868, 0 Império foi restaurado (Império Meiji) e a classe dos Samurais declinou juntamente com todas as artes marciais. Apesar de que o governo não baniu as artes marciais, oficialmente, as pessoas não eram encorajadas a aprender ou praticá-las, já que o Estado era considerado mais importante que o indivíduo. O jujitsu literalmente caiu em desuso. O que havia sido anteriormente a glória do samurai, agora estava paralisado e muitas das escolas da arte desapareceram.






Para sobreviver ao advento do Império Meiji, o conceito do ¨budo¨ teria de ser alterado para uma ferramenta para cultivar um indivíduo e fazê-lo uma pessoa melhor para o bem de todos. Como resultado, houve o surgimento do budo como educação física e esporte, que fornecia trabalho em equipe, o que era bom para todos e também ajudava no desenvolvimento individual. Dr. Jigoro Kano surge como o responsável pela sobrevivência do jiu-jitsu a Restauração do Império, ele utilizou o jiu-jitsu e adaptou-o aos novos tempos. Sua nova metodologia foi chamada JUDÔ.




Por volta de 1.880, Jigoro Kano começou a repensar as técnicas de jiu-jitsu que ele aprendera. Ele percebeu que através da combinação das técnicas dos vários estilos dessa arte em um só sistema, ele poderia criar um programa de educação física que iria incorporar habilidades mentais e físicas. Ainda, ele acreditava que as técnicas poderiam ser praticadas como um esporte competitivo se as técnicas mais perigosas fossem retiradas.
Então em 1.882, havendo retirado do antigo jiu-jitsu o melhor das suas técnicas de arremesso e controle, adicionou algumas técnicas próprias removeu as técnicas perigosas como chaves de pé e mão. Jigoro Kano, então com 22 anos, apresentou seu novo esporte – Judô. Ele o chamou de Kodokan Judô que pode ser desmembrado em: Ko (estudo, método); do (caminho ou estrada); e kan (lugar), ou seja, significava¨um lugar para estudar o caminho¨. Judô pode ser desmembrado como: Ju (suave) e Do (caminho ou estrada) ou seja, ¨caminho suave¨ou ¨caminho da suavidade¨.



Em 1.892, o Judô começou a se espalhar pelo mundo através de Takashima Shidachi, com uma conferência em Londres sobre a História e o desenvolvimento do Judô. Em 1895, Kano, classificou as técnicas de arremesso do Judô em Go Kyo No Waza. Em 1900, a Associação dos Faixas Pretas do Kodokan foi estabelecida. Por volta de 1910, o Judô foi reconhecido como um esporte que poderia ser engajado com segurança e em 1911, foi adotado como parte do sistema educacional do Japão.

E 1964, nas Olimpíadas de Tóquio no Japão, foi incluída a modalidade Judô. Das dezesseis medalhas em disputa, o Japão ganhou três de ouro e uma de prata. O Judô já não era apenas um esporte japonês e sim um esporte internacional. Foram duas as principais alterações no Judô através dos anos. A primeira foi a introdução de categorias de pesos, já que inicialmente, diferenças de pesos não eram consideradas importantes. Todos lutavam contra todos, com o resultado de que, se dois lutadores possuíam as mesmas habilidades, geralmente o maior vencia. Apesar de muita oposição à introdução das categorias, elas surgiram primeiro em três divisões e em seguida em cinco (Hoje, existem de sete a oito divisões de peso). A inclusão do esporte nas Olimpíadas certamente ajudou na inclusão dessa importante reforma.


A segunda foi o ensino de Judô para crianças. No início, pensava – se ser muito perigoso ensinar crianças, pois elas não teriam a disciplina para não utilizar fora dos clubes, as técnicas aprendidas. Hoje, muitos se não todos, ensinam judô à crianças com segurança, comprovando –se inclusive que o Judô é importante não só no desenvolvimento físico e mental da criança, mas também no desenvolvimento de responsabilidade e disciplina.


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