quinta-feira, 7 de março de 2013

“Mar de tubarões” é registrado em Fernando de Noronha



Cena rara, o encontro de turbarões na Caieira (Foto: Léo Veras/Acervo Pessoal)
Um  fato raro foi registrado em Fernando de Noronha. Na manhã deste domingo (27) o engenheiro de pesca Léo Veras fotografou um “mar de tubarões” na Praia da Caieira. “Eu nunca tinha presenciado uma imagem desta, eram seguramente mais de 30 tubarões da espécie limão” contou Veras, que mora na ilha ha 23 anos e é pesquisador de tubarões. Ele  estuda o comportamento desses animais em Noronha onde faz mergulhos,  fotografias e palestras.   

Os tubarões se alimentavam das sardinhas (Foto: Léo Veras/Acervo Pessoal)
A temporada de reprodução da espécie limão é nesta época, início do ano. O que foi visto pelo engenheiro de pesca é o chamado arrufo, que é um  termo característico usado na ilha quando os predadores se reúnem para encurralar sardinhas e peixes pequenos. Este comportamento é relativamente comum nas praias de Noronha. O que houve de especial é que este foi de tubarões, o que é um fato raro de se registrar.

Os tubarões se aproximaram da areia em busca das sarinhas (Foto: Léo Veras/Acervo Pessoal)
“A Praia da Caieiras foi tomada pelos tubarões, eles perseguiam sistematicamente as sardinhas pressionando-as contra a areia. Em desespero, elas saltavam para fora d’água tentando escapar das mandíbulas implacáveis dos predadores” relata Léo Veras. E o pesquisador acrescente, “as sardinhas  saltaram do fogo para cair na frigideira, pois já estavam sendo aguardadas pelas aves que se refastelavam com as saltitantes.  Foi uma das cenas naturais mais incríveis que tive o prazer de presenciar”  conta eufórico Léo Veras.

As aves se aproveitaram para capturar as sardinhas (Foto:Léo Veras/Acervo Pessoal)
Segundo o pesquisador, apesar da notável concentração de tubarões, Fernando de Noronha não tem histórico de ataques, por conta do ambiente ser equilibrado e os tubarões não terem a necessidade de reconhecer os humanos como presa. Esta mesma praia é frequentada pela criançada que costuma mergulhar para ver peixinhos e “brincar com tubarões”. “Noronha é uma prova viva de que o respeito pelo meio ambiente produz uma convivência pacifica entre tubarões e pessoas” finaliza o engenheiro de pesca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...