quinta-feira, 11 de abril de 2013

Vertedouro - Entenda!!!




À primeira vista, você pode confundir um vertedouro boca de sino por um vórtice para outra dimensão. O que pode ser descrito como um furo gigante na água é, na verdade, um método para controlar a libertação de fluxos de uma barragem ou dique. Esses vertedouros ajudam a prevenir inundações em barragens ou a destruição de uma represa inteira.


Um vertedouro é uma estrutura utilizada para fornecer a libertação controlada dos fluxos a partir de uma barragem ou dique, sendo posicionada no rio que foi represado. Comportas e fusíveis podem ser projetados em vertedouros para regular o fluxo de água e altura da barragem.





Alguns vertedouros são concebidos no formato de um sino invertido para que a água possa entrar por todo o perímetro. Estes dispositivos também são chamados de: “a glória de manhã”, “ralo”, ou “boca de sino”. Nas áreas em que a superfície do reservatório pode congelar, os boca de sino estão normalmente equipados com quebra gelo para prevenir o entupimento.


2 comentários:

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...