quarta-feira, 22 de maio de 2013

Judô na Escola - Colégio Estadual Dona Guiomar Barreto Meira - Juazeiro -Ba


A necessidade de lutar é um fator inerente ao ser humano desde os períodos mais antigos. Naquela época o homem lutava pela sua sobrevivência, já na atualidade o homem luta para sobreviver no mercado de trabalho.
Os motivos mudaram, mas a inquietação do ser humano em alcançar algo é a mesma.
Podendo então, desenvolver essa sua necessidade de competir de maneira adequada, saudável e ética. Nossa intenção é a de canalizar de forma positiva toda a agressividade do individuo, de forma que aumente o seu controle frente às situações de conflito no cotidiano, tornando-lhe um ser calmo, pacífico e confiante.
A grande justificativa é mostrar aos jovens que, por trás do grande atleta, existe a formação do indivíduo em todos os aspectos.

Existe uma certa exclusão, já que normalmente somente são descobertos aqueles que possuem condições financeiras de treinarem em alguma agremiação.



Objetivos Gerais:

Proporcionar aos alunos o conhecimento de uma modalidade esportiva e todos os benefícios da sua prática, aliando conteúdo teórico, de forma que haja o desenvolvimento de conhecimentos interdisciplinares, melhora do rendimento dos alunos em todos os componentes curriculares, bem como contribuir para a diminuição da evasão escolar.

Objetivos Específicos:

· Criar um espaço de convivência esportivo-social, onde as crianças e adolescentes ocupem parte de seu tempo livre com treinos, evitando o contato com o mundo da marginalidade, vislumbrando perspectivas de melhoria da qualidade de suas vidas;

· Utilizar as diversas perspectivas de melhoria como ação preventiva de distorções sociais;


· Fortalecer a imagem e o entendimento da importância do Projeto Judô, assim como a sua atividade como fator de desenvolvimento do jovem.

· Favorecer a disseminação de uma cultura esportiva diversificada por meio de atividades com várias modalidades esportivas, tendo como principal foco o judô.

· Oferecer atividades esportivas educacionais como uma ação complementar à escola em seu contraturno, utilizando o projeto como instrumento de desenvolvimento integral da criança e adolescente.


· Praticar atividades esportivas pautadas em princípios sócio-educacionais como meio de formação de indivíduos, que através de valores desenvolvidos dentro do esporte, sejam multiplicadores da não-violência e da ética na vida, que sejam, além de qualquer outra coisa, cidadãos;

· Envolver a família, a escola e a comunidade em uma ação conjunta de valorização dessas instituições frente à criança e o adolescente;


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