sábado, 11 de maio de 2013

Os polos do planeta Terra



Imagem do polo Sul.

Os polos do planeta Terra, chamados também de regiões polares, são as áreas mais frias de todo o mundo. Por isso, são pouco povoadas. Durante grande parte do ano, as temperaturas nos polos encontram-se abaixo de 0°C, favorecendo a formação de paisagens diferentes das que conhecemos. 

Essa porção do planeta ocupa uma área de 35 milhões de km2. No extremo norte do planeta temos a região polar ártica ou simplesmente: Ártico, o qual ocupa uma área de 21 milhões de Km2, constituído pelo Oceano Glacial Ártico. Está localizado geograficamente entre o Círculo Polar Ártico e o Polo Norte. A área onde se encontra o Polo Norte é constituída por uma espessa camada de gelo de aproximadamente 2 km, oriunda das baixas temperaturas que predominam no lugar. 










Já no extremo Sul do planeta, encontra-se a região polar antártica, que é considerada um continente denominado de Antártica, o qual ocupa uma área de 14 108 000 km2 localizada no hemisfério Sul. Assim com o polo Norte, essa extensão territorial também é formada por gelo. 

Tanto o polo Norte como o polo Sul, possuem características iguais, como: temperatura, que não supera os 10°C nos períodos mais quentes do ano e por apresetarem o fenômeno chamado de “sol da meia-noite”, que acontece quando o Sol brilha 24 horas sem cessar. Outro aspecto comum nessas duas regiões é que elas regulam a temperatura do planeta, por isso a preocupação de se preservar as calotas polares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...