terça-feira, 21 de maio de 2013

Tornado causa Mortes nos EUA


O tornado que atingiu a região metropolitana de Oklahoma City nesta segunda-feira deixou ao menos 91 mortos, segundo nova estimativa divulgada na madrugada desta terça. O número de mortos confirmados é 51, entre eles ao menos vinte crianças, mas os legistas já informaram as autoridades da existência de pelo menos mais quarenta corpos. Com os trabalhos de resgate em andamento, as autoridades locais acreditam que o número total de mortos ainda pode aumentar. O estado de Oklahoma, no Sul dos Estados Unidos, faz parte da região atingida por fortes rajadas de vento que deixaram um rastro de destruição nos últimos dias. 

Após uma tempestade provocar uma série de tornados nos estados do Kansas, Oklahoma e Iowa no domingo, a região metropolitana de Oklahoma City foi a mais afetada nesta segunda. Este último tornado deixou ainda cerca de 145 feridos que foram levados a hospitais, destruiu várias casas e atingiu ao menos duas escolas no distrito de Moore, na região metropolitana da capital.


Segundo a rede americana CNN, as autoridades afirmaram que pelo menos sete alunos de uma das escolas morreram – todos eram crianças, já que o colégio era de ensino básico. Ao menos 75 estudantes estavam no local quando a tormenta atingiu em cheio o prédio da escola.  Em Moore, o tornado chegou perto do maior nível de intensidade na escala Fujita, com ventos acima de 300 quilômetros por hora.
Desaparecidos – Ruas e estradas foram tomadas pelo entulho, dificultando o acesso de equipes de resgate. Em entrevista na noite desta segunda, a governadora de Oklahoma, Mary Fallin, afirmou que continua a busca por desaparecidos, inclusive mais crianças. O Sistema de Meteorologia dos Estados Unidos alertou os moradores a buscar locais seguros.
Além de Oklahoma, o alerta vale também para Texas, Arkansas, Kansas, Missouri, Nebraska, Iowa, Illinois, Indiana, Wisconsin e Michigan. A região de maior risco inclui Joplin, no Missouri, onde há dois anos um violento tornado matou 161 pessoas.
No domingo, pelo menos duas pessoas morreram e quase quarenta ficaram feridas na passagem do tornado por Oklahoma. A governadora Mary Fallin decretou estado de calamidade em dezesseis condados. Os maiores danos foram registrados em Shawnee, a 55 quilômetros de Oklahoma City. Na quinta-feira, dez tornados atingiram o Texas e mataram seis pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...