quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Anel de Fogo do Pacífico

O Anel de Fogo do Pacífico é fruto do tectonismo e interfere na incidência de terremotos e tsunamis, podendo atuar até mesmo em fenômenos climáticos.

Mapa de localização do Anel de Fogo do Pacífico
 






Mapa de localização do Anel de Fogo do Pacífico



O Anel de Fogo do Pacífico – também chamado deCírculo de Fogo do Pacífico ou, simplesmente, deAnel de Fogo – é uma área com elevada instabilidade geológica localizada no Oceano Pacífico, abrangendo o Oeste das Américas e o Leste da Ásia e da Oceania. Com uma extensão de 40 mil km, esse cinturão possui um formato que lembra uma ferradura ou um semicírculo. É basicamente constituído por cadeias ou cordilheiras de montanhas, fossas oceânicas (profundos vales) e arcos de ilhas vulcânicas.
Essa zona de instabilidade é responsável pela maioria dos terremotos que ocorrem sobre a superfície terrestre. Ela existe em virtude do atrito e movimento entre várias placas tectônicas. Enquanto as placas distanciam-se na região do Oceano Atlântico, na costa dos continentes americano e asiático, elas colidem-se, modificando o relevo e proporcionando abalos sísmicos e a proliferação de vulcões. Observe o mapa abaixo:
Compare com o mapa anterior e observe a localização do anel de fogo e o encontro entre as placas
Compare com o mapa anterior e observe a localização do anel de fogo e o encontro entre as placas
Os processos tectônicos que dão origem ao Anel de Fogo do Pacífico são responsáveis por cerca de 90% dos terremotos registrados no planeta ao longo da história. O maior deles ocorreu no Chile, na década de 1960, com 9º na Escala Richter (que varia de 1 a 10).



Outro fenômeno associado ao Anel de Fogo são os tsunamis, incluindo o maior registrado recentemente, ocorrido em 2004, que ganhou grande repercussão quando vitimou milhares de pessoas na costa da Indonésia, Sri Lanka, Índia, Tailândia e muitos outros países. Sem deixar de mencionar, é claro, o que ocorreu no Japão em 2011 e atingiu a usina nuclear de Fukushima.


É interessante observar que a existência do Círculo de Fogo do Pacífico influencia, até mesmo, em fenômenos climáticos, pois os vulcões existentes na porção do Pacífico a oeste do continente americano, somados a outros fatores, provocam o aquecimento das águas desse oceano nas proximidades do Peru, que são responsáveis por anomalias climáticas cíclicas, tanto as de curto prazo (como o El Niño e La Niña) quanto as de longo prazo (como a Oscilação Decadal do Pacífico).


Compreender os processos formados e as características constitutivas do Anel de Fogo do Pacífico é muito importante para ajudar a diminuir a imprevisibilidade de terremotos e tsunamis, o que pode contribuir para a diminuição dos seus efeitos no espaço geográfico social.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...