quinta-feira, 8 de agosto de 2013

REGISTRADAS IMAGENS DO "PYROSOME", MÍTICA CRIATURA MARINHA QUE CHEGA A MAIS DE 30 METROS DE COMPRIMENTO.





Mergulhadores na Austrália capturaram imagens raras do Pyrostremma spinosum, ou pyrosome, exótica e rara criatura do mar ao largo da costa da Tasmânia.

A criatura é tão rara que foi apelidada de “unicórnio do mar” e pode crescer muito, chegando até os 30 metros de comprimento formada por uma translúcida e cilíndrica colônia de centenas ou talvez milhares de tunicatas, um subfilo de animais marinhos. 



Eles podem variar de poucos milímetros a vários metros de comprimento, e deslizam por meio de camadas superiores mais quentes do oceano, que puxam a água através de seus tubos e se alimentam de plâncton antes de jogar a água filtrada para fora.

Essa imagem parece mais uma visão duvidosa de uma criatura fantástica da criptozoologia, mas é real, como é frequentemente o caso com os animais lendários da criptozoologia, imagens de pyrosomes gigantes tendem a ser de baixa resolução. Porém, ao contrário de Pé-Grande ou do Monstro-do-Lago-Ness, pyrosomes são 100% reais.



Ao contrário de outros tunicados – que muitas vezes também se ligam em massa uns aos outros, porém permanecendo fixos no fundo do oceano –, pyrosomes formam um corpo flutuador livre, que pode variar de poucos milímetros a vários metros de comprimento, e deslizar livremente ao redor das camadas superiores e mais quentes do oceano via “propulsão a jato” (ou pelo menos uma das coisas mais próximas a isso observáveis no reino animal).

Na foto acima está um dos grandes, e a imagem foi feita a partir de um das únicas filmagens já feitas de uma colônia pyrosome gigante, disponível no YouTube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...