segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O INCRÍVEL PEIXE COM CABEÇA TRANSPARENTE QUE VIVE EM ALTO-MAR.

Este fantástico peixe barreleye tem os olhos na parte de trás da cabeça.
Habituado a viver nas profundezas escuras do mar, o animal desenvolveu uma única e incrivelmente útil capacidade para detectar predadores, esgueirar-se deles, e não tornar-se um potencial alimento – através da sua própria cabeça.
Durante a sua evolução, o Macropinna microstoma desenvolveu uma cabeça transparente, e seus olhos são capazes de se mover dentro da cabeça e olhar em diferentes direções.
Imagem
Olhos dianteiros: O peixe barreleye desenvolveu a habilidade única de mover seus olhos dentro de sua própria cabeça, podendo assim detectar predadores e alimentos nos mares escuros 
Vista de frente, a criatura parece ser um peixe comum. Mas as diferenças tornam-se evidentes quando olhado de lado ou de cima. Enquanto seu corpo é predominantemente escuro, a parte superior de sua cabeça é transparente, e os seus olhos são claramente visíveis.
Os cientistas acreditavam que o peixe barreleye só podia olhar para cima, mas eles descobriram recentemente que a criatura pode também olhar para a frente para alinhar a sua boca com os seus olhos. Segundo os biólogos, ele desenvolveu esse sentido poderoso de visão como o resultado de um meio ambiente severo nas profundezas.
O peixe, que tem poucos centímetros de comprimento, vive em uma grande profundidade, imediatamente abaixo de onde a luz solar penetra na água. Isto significa que as criaturas ao redor não podem ver claramente. Predadores ocultos acima não podem localizar o que está logo abaixo, mas podem olhar para cima e caçar pequenos peixes e plâncton.
Imagem
Único: A criatura espreita a profundidades de até 2,600 pés, onde o sol não pode penetrar e, quando avista um peixe menor ou plâncton, ele ataca da escuridão e rapidamente engole a sua presa
Quando uma presa adequada é identificada, o barreleye sai da escuridão e rapidamente ataca, engolindo suas presas.Para evitar olhar para o sol, quando se move em águas rasas, a criatura pode girar os olhos e olhar em frente para que possa ver onde está nadando.
Seus olhos brilham com uma incrível luz verde brilhante, e os investigadores acreditam que possa ter desenvolvido uma forma de filtrar a luz, o que lhe permite ignorar a luz solar e enxergar com a bioluminescência de pequenos peixes e medusas – seu prato preferido.
Os dois buracos que se parecem com olhos na parte da frente do peixe são órgãos olfativos, semelhantes as narinas humanas.
O barreleye tem um líquido cristalino sobre os seus olhos, mantido no lugar por uma membrana minúscula.
Se por qualquer razão ela rompe-se, os seus olhos ficariam expostos ao mar e à pressão que existe na profundidade entre 2000 e 2600 pés (600 a 800 metros), e isso iria matá-lo instantaneamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...