segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Um planeta infernal do tamanho da Terra.

Com a densidade parecida com a da Terra, sugerem os cientistas que ele é feito do mesmo material que compõe nosso planeta. Denominado Kepler-78b, é o menor exoplaneta já encontrado que se sabe, tanto em tamanho quanto em massa.


Kepler-78b, foi detectado este ano em dados a partir de agora, coletados na sonda espacial Kepler, da NASA, ele está localizado a 700 anos-luz da Terra na constelação de Cygnus. O puxão gravitacional do planeta faz sua estrela dançar para trás e para frente ligeiramente, o que comprime ou expande os comprimentos de onda da luz que a estrela emite. Duas equipes de astrônomos usaram a mudança de comprimento de onda da luz para calcular a velocidade com que as oscilações da estrelas ocorrem, a partir desta velocidade, eles calcularam a massa do planeta e, usando anteriormente medição do tamanho publicados, calcularam a sua densidade.
Reportagem publicada no dia 30 de outubro, na revista Nature . Uma equipe estima a que a densidade do planeta mede em torno de 5,3 gramas por centímetro cúbico; outras equipes sugerem que, por estimativas, a densidade é em torno de 5,57 gramas por centímetro cúbico. A densidade de 5,515 gramas por centímetro cúbico da Terra fica entre estas duas apresentadas, sugerindo que Kepler-78b é, como a Terra, feito de rocha com um núcleo de ferro.
Apesar de ser semelhante à Terra em tamanho e composição, Kepler-78b não chega nem perto de ser um paraíso carinhoso para a vida. O planeta gira em torno da sua estrela hospedeira a cada 8,5 horas, em uma órbita extremamente apertada, e suas temperaturas diurnas provavelmente são superiores a 2.000° Celsius.


 Fonte: https://www.sciencenews.org/article/earth-sized-hell-circles-faraway-star


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...