sexta-feira, 21 de março de 2014

Cratera de Darvaz, Turcomenistão



Situado no deserto de Karakum, no Turcomenistão, próximo á aldeia de Darvaza, o Poço de Darvaza (ou Cratera de Darvaza) é também conhecido popularmente como "A porta do inferno". Com 60 metros de diâmetro e 20 metros de profundidade, o "buraco em chamas" impressiona visitantes provenientes de todas as partes do mundo. 




Cratera de Darvaz 







O deserto de Karakum ocupa, aproximadamente, 70% do território do Turcomenistão e, no seu centro , localiza-se a Cratera de Darvaza. A cratera recebeu esse nome por estar localizada próximo á uma vila com cerca de 350 habitantes chamada Darvaz ( a 250 Km de Asgabat). 


 


Porta do Inferno, Turcomenistão 



Na região encontram-se grandes reservas de gás natural e, ao se aproximar da cratera sente-se um forte cheiro de enxofre. Além disso, as chamas podem ser vistas durante a noite à quilômetros de distância.O local foi identificado em 1971 por cientistas soviéticos que acreditavam que ali se encontrava um grande campo de petróleo e gás natural.



A origem do fogo na cratera



Assim, na esperança de implantar no meio do deserto um grande poço de petróleo e gás, os soviéticos formaram um acampamento no local com o objetivo de analisar o tamanho da reserva . As escavações caminhavam com resultados satisfatórios, até que, em certo momento, foi descoberta uma caverna subterrânea com grande quantidade de gás tóxico.
Os trabalhos não foram interrompidos mas em certo momento o chão sobre a plataforma de perfuração cedeu, engolindo todos os equipamentos e liberando grande quantidade de gás tóxico para a atmosfera. 
Com receio de que mais danos ambientas fossem causados foi decidiu-se queimar a cratera para que os gases exalados não se espalhassem. Desde então, a aproximadamente 45 anos, a cratera está em combustão.




Já que o estudo para mensurar o tamanho da reserva não foi feito,não há previsão de quando as labaredas podem apagar.Neste contexto, até que todo o gás seja queimado, a Cratera de Darvaz será associada à "Porta do Inferno". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...