quarta-feira, 7 de maio de 2014

Os belos lagos salinos de Sivash

A península da Crimeia fica entre o Mar Negro e o Mar de Azov, ao sul do continente ucraniano, e é quase completamente cercada por água. Ela é conectada com o continente ucraniano pelo Istmo de Perekop – uma faixa de terra de cerca de 5 a 7 km de largura, e é separada da região russa de Kuban pelo estreito de Kerch. Para o Nordeste, está localizado o Arabat Spit, uma estreita faixa de terra que separa um sistema de lagoas de água salgada rasas nomeadas Sivash.
sivash-salt-lagoons[3]
Estas lagoas quase cortam a península da Crimeia para fora do continente, e servem como uma fronteira natural entre a República Autônoma da Crimeira e do Kherson Oblast, que passam por Sivash. Ao norte, o Istmo de Perekop separa Sivash do Mar Negro, e, ao mesmo tempo, liga a península da Crimeia ao continente.
As lagoas de Sivash são extremamente superficiais, com uma profundidade de 50 cm a 1 metro. O lugar mais profundo possui apenas 3 metros. O fundo é coberto com lama de até 5 metros de espessura. Como as lagoas são rasas, as águas cheias de algas, provenientes do Mar de Azov, que entram em Sivash, evaporam rapidamente no verão, produzindo um cheiro horrível, dando ao lago o nome de “Mar Apodrecido”. Mais de 200 milhões de toneladas de sal (estima-se) compõem o Sivash. A colheita do sal, portanto, é um grande negócio na Crimeia. 

Quando os níveis de água recuam no verão, muitas salinas rosadas são expostas, cobrindo dezenas de quilômetros quadrados na região. A cor rosa é o resultado de microalgas que se desenvolvem em condições salinas e produzem altos níveis de betacaroteno, um pigmento avermelhado que serve para proteger as algas da luz solar intensa na região. O sal é recolhido por comerciantes e exportado para a Rússia, União Europeia e para o Japão.
Imagens de satélite mostram a variedade de cores que as lagoas produzem devido à sua composição química variada. Você pode ver cores pêssego, mostarda, verde limão, azul, azul esverdeado, bege e marrom.


Leia mais em http://www.misteriosdomundo.org/os-incriveis-lagos-salinos-de-sivash#ixzz314CIXLk2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...